Bugs da meia noite

Imagine a situação: você está lá de boas escrevendo seu código e tudo tem funcionado bem. Depois da meia noite seus problemas começam pois o mesmo código que você jura que não modificou nada para de funcionar, e se você modificou, retornar ao anterior não funciona mais.

O que acontece com os códigos a partir da meia noite? Demônios? Possessão? É porque está perto da hora do capiroto?

suspense
Cena do filme “Psicose” (1960)

O mais incrível é que o problema do seu código provavelmente é você. Difícil entender isso. Então, deixa eu apresentar um estudo que  mostram um pouco o porquê de ser você, provavelmente, o erro no seu código.

Os erros que cometemos e o ciclo circadiano:

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/-YV6P-MftWrc/U9vcDCGZicI/AAAAAAAACwc/3BDOiK-UDFY/s1600/VARIOS.jpg
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/-YV6P-MftWrc/U9vcDCGZicI/AAAAAAAACwc/3BDOiK-UDFY/s1600/VARIOS.jpg

O ciclo circadiano regula como o corpo funciona tanto no quesito físico, quanto no quesito psicológico. Na imagem acima, podemos ver qual o comportamento do nosso corpo durante as 24h. Observe que, dentro do período noturno, o movimento intestinal se reduz, assim como a temperatura da pessoa e a pressão sanguínea. Isso porque, nesse horário, o nosso corpo é acostumado a dormir. Ou seja, independentemente de você querer ficar acordado ou não, o seu corpo vai se preparando para dormir e, caso você fique acordado, há uma série de problemas que podem ocorrer que a sua mente não venha a prestar a devida atenção assim, você poderia jurar que não alterou nada do seu trabalho, mas ele não funciona mais.

“A sonolência é considerada uma das principais causas de acidentes em praticamente todas as formas de transporte. Foi um fator chave no acidente do Exxon Valdez de 1989, que verteu milhões de toneladas de petróleo no mar. O oficial que controlava o petroleiro naquele momento só tinha dormido seis horas em dois dias. A noite antes do lançamento do Challenger, os diretores da NASA tinham dormido apenas duas horas”1 (fonte ao final do post).

Exemplos como esse acima demonstram como a sua atitude pode levar à erros dependendo do ciclo circadiano. Dormiu bem? Acordou e foi trabalhar sem respeitar o tempo necessário para o seu organismo acordar? Ficou trabalhando nas horas em que seu organismo deveria estar dormindo? Tudo isso, e muito mais, pode levar à erros que você considera não ter feito mas no fundo você apenas não se lembra.

Talvez você já tenha passado pela situação de encontrar um erro no código que você ficou se perguntando “como pode ter rodado com um erro desses???”. A resposta é que provavelmente esse erro não existia e seu código parou de rodar quando você, por descuido ou sono, inseriu esse erro no código.

Há vários estudos sobre a influência do ciclo circadiano nos erros cometidos por funcionários dentro das empresas. Uma vez eu li sobre um estudo que comprovou que a hora em que os erros mais aconteciam dentro de uma empresa, que funcionava durante as 24h, eram de 1 às 6 da manhã com os picos ocorrendo por volta das 3 da manhã. Infelizmente não me lembro do livro que li, mas, achando, eu posto sobre ele e o capítulo.

Conclusão

Por fim, posso dizer que apesar de que há outros estudos sobre ciclos e biorritmos e a influência deles no rendimento das pessoas, todos eles chegam à conclusão de que, no período noturno, o organismo não funciona muito bem e a pessoa fica sujeita a erros que ela mesma pode não notar fazer. Daí vem que os erros que aparecem nos programas quando estão sendo codados a noite, os chamados “bugs da hora do capiroto” (pelo menos em Montes Claros – MG chamamos assim), são bugs causados pela própria pessoa em um momento de desatenção.

Caso se interesse a mais, pode acessar esse link em que eu disponibilizei o trabalho sobre “Fatores Humanos no Trabalho” feito para apresentar na faculdade (trabalho que me permitiu relacionar o bug da hora do capiroto com o ciclo circadiano).

Apresentação sobre fatores humanos no trabalho

Gostou do post? Não gostou? Deixe o seu comentário, sugestão ou crítica sobre o post. Obrigada por ler até aqui.
\o
Anúncios

Um comentário sobre “Bugs da meia noite

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s