Surgimento da Engenharia de Sistemas

Olá galera, vim aqui fazer a divulgação da história do curso que faço. \o/

1- Surgimento

O termo “Engenharia de Sistemas” foi inicialmente utilizado no início da década de 40, na empresa Bell Telephone Laboratories¹. Essa engenharia surgiu da necessidade de tratamento de projetos complexos como um todo e não como soma de partes individuais. Seu surgimento também recebe o apoio do Departamento de Defesa, da NASA e de outras grandes indústrias e empresas da época.

Fagen [1978] remonta que os conceitos de engenharia de sistemas surgiram no início dos anos 90 e descreve que a maior parte das aplicações de Engenharia de Sistemas surgiu durante a Segunda Guerra Mundial. Hall [1962] afirma que a primeira tentativa de ensinar engenharia de sistemas como conhecemos hoje aconteceu em 1950, no MIT, por Gilman, diretor de Engenharia de Sistemas na Bell.

.

2 – Conselho Internacional de Engenharia de Sistemas

Nos anos 90, uma sociedade de profissionais de engenharia de sistemas, o Conselho Nacional de Engenharia de Sistemas (National Council on Systems Engineering (NCOSE)), foi fundada por representantes de um grande número de corporações e organizações dos Estados Unidos. NCOSE foi criado para endereçar a necessidade de melhorias nas práticas e educação do engenheiro de sistemas. Como resultado do crescente desenvolvimento da Engenharia de Sistemas fora dos Estados Unidos, o nome da organização foi alterado para Conselho Internacional de Engenharia de Sistemas (International Council on Systems Engineering (INCOSE), em 1995. No Brasil, a INCOSE (BR) foi fundada em 2012, 2 anos depois do surgimento dos primeiros cursos de Engenharia de Sistemas no Brasil. Escolas de vários países oferecem graduação em engenharia de sistemas e opções de educação continuada também estão disponíveis para engenheiros do mercado.

Em 2009, a revista Money classificou a Engenharia de Sistemas como a melhor carreira na América, baseando-se no número de escritórios e estatísticas que não apenas revelaram o alto salário do profissional dessa área, por volta de $87.000,00, mas também previram um crescimento de 45% em oportunidades de empregos para engenheiros de sistemas. Em contraste, empregos para engenheiros eletricistas estariam praticamente estagnados e era esperado um crescimento de apenas 2% no mesmo período.

2- Universidades que oferecem Engenharia de Sistemas

A universidade de Montevidéu foi a primeira universidade a ter o curso de Engenharia de Sistemas na América Latina. O curso foi concebido pelo professor Federico Kereki no ano de 2003 (https://www.facebook.com/fkereki?sk=wall).

Em 2010 é formada a primeira turma de Engenharia de Sistemas no Brasil pela UFMG, com uma duração prevista de 6 anos. Clique aqui para acessar o site da Universidade e obter mais informações.

UNIMONTESEm 2011, a Unimontes inicia a sua primeira turma de Engenharia de Sistemas, com duração prevista de 5 anos. Clique aqui e aqui para acessar o site da Universidade e obter mais informações.

Em 2015 formam as 2 primeiras turmas de Engenharia de Sistemas do Brasil! Ou seja, formam nesse ano a primeira turma da UFMG e a da UNIMONTES. Parabéns aos desbravadores (ano que vem sou eu)! \o/

3- Referências

¹- Bell Telephone Laboratories, ou Bell Labs, era originalmente o braço de pesquisa e de desenvolvimento AT&T dos Estados Unidos, desenvolvendo uma sério de tecnologias consideradas revolucionárias na época, desde comutadores telefônicos, cabos de telefone, transístores, LEDs, lasers, a linguagem de programação C e o sistema operativo Unix.

Links utilizados para conseguir obter a história do curso:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s